A Expectativa na minha perspectiva

Este texto já anda às voltas na minha cabeça há dias… e esta palavra então,  já anda há muito tempo. Podemos aplicar a expectativa a várias esferas da nossa vida, por exemplo com o futebol estávamos todos na expectativa em relação ao jogo de Portugal e ganhámos o jogo( ainda bem!!!). Há a questão do trabalho e não me refiro neste tópico apenas os jovens à procura do 1º empregos, mas a  todos aqueles que ouviram as medidas de austeridade e ficam na expectativa em relação ao futuro, o casamento, os filhos.expecat

Para ficarmos todos na mesma base, vamos ver a definição de expectativa ( fui ver ao dicionário da porto editora, gosto muito desta editora, será por ser do porto?? será do azul e das riscas coloridas, ou do laranja a cor que tem me cativado ao longo dos tempos.. não sei, mas gosto desta editora).

Definição de expectativa:

nome feminino

esperança fundada em promessas ou probabilidades; expectação

(De expectar+-tiva)

Depois de saber a definição é mais fácil mandar bitaites sobre o assunto.

Na minha opinião, a expectativa não é má nem boa depende da quantidade que têm sobre ti, neste caso falo sobre a expectativa que os outros têm de ti e que claramente influencia cada um de nós. Vejamos:

-Se és criada numa casa em que ninguém te dá valor, acham que não vais ser bem sucedida e sempre que atinges um patamar te colocam para baixo, há grande probabilidade de acreditares que de facto não vale a pena lutar pois  não vais chegar a lado nenhum e isto acontece muito. Se não esperam nada de ti para que te hás-de esforçar? ( infelizmente é o que acontece em muitas escolas e bairros sociais degradados).

– Noutra situação, és incentivada  a crescer a todos os níveis, sempre te apoiaram, acham que vais salvar o mundo do conflito do médio oriente de manhã, à tarde vais falar com o presidente do Irão sobre as bombas nucleares e antes de jantar ainda dás um toque a algum ditador ( há muitos, imagina um  que conheças) e ele reconsidera os seus actos e muda radicalmente de atitude. Acreditam sempre que vais salvar o mundo, basicamente. Aqui as pessoas têm tendência a pensar que não conseguem atingir aquilo que esperam delas e no fundo ficam frustradas, pois sempre se esperou o melhor delas. Outra coisa muito importante: se achas que desiludiste as pessoas, normalmente isso é fruto da tua imaginação, pois na maioria dos casos as pessoas ficam sempre contentes com tudo o que fazes, seja a coisa mais singela, ficam radiantes. E não têm noção do peso que às vezes colocam sobre ti.

Estes são os dois casos extremos negativos em que no primeiro exemplo não há esperança nenhuma  e no exemplo a seguir há demasiada esperança que leva à frustração do indivíduo objecto de tal esperança.

Acredito que todos nós temos valor e que fomos criados para um propósito, e só em Deus podes encontrar esse propósito e sentir que a expectativa que Ele tem para ti vai ser atingida. O Pai sabe as tuas capacidades e não vai sonhar nem demais nem de menos para ti. Aliás vai sonhar demais (mas no sentido em que sonha mais que tu, pois com Ele tudo é possível e nós vemos pequeno).

Foi mais ou menos este texto que andava cá às voltas. E a expectativa causa ansiedade, e em relação à ansiedade há um versículo muito famoso que diz: “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com acção de graças pois a paz que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Jesus Cristo”

Filipenses 4:6-7

Não é fácil, mas é de certo mais fácil que viver ansiosa ;D

09.10.2010

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s