Quem são os santos hoje em dia – Efésios #2

Continuamos o nosso estudo pela epístola de Efésios. Eu gosto mesmo muito desta epístola e à medida que vou lendo vou aprendendo sempre!

Então, há umas semanas atrás vimos um panorama geral. Agora no capítulo 1, há uma série de declarações que o apóstolo Paulo faz sobre os crentes. Antes destas declarações ele endereça a carta aos santos. E será que hoje nós também somos santos? Hoje vamos apenas ficar pelo versículo 1 onde Paulo se dirige aos destinatários da carta como sendo santos. Santos? Sim! Vamos analisar o que Paulo quereria dizer e como isso tem ou deveria ter impacto na nossa vida diária hoje em Setembro de 2016.

De onde vem a palavra Santo? E o que significa?

A palavra que Paulo usa santo no Novo Testamento foi traduzida da palavra hebraica (Qadash” ou “Kadosh” ) que demonstra um conceito de algo que significa ser separado, consagrado, sagrado, no entanto o conceito mais comum é separado.

A santidade pode ser relativa a objectos, como é muito comum no antigo Testamento, como se pode ver em algumas passagens abaixo:

– Vestirá ele a túnica santa de linho, e terá ceroulas de linho sobre a sua carne, e cingir-se-á com um cinto de linho, e se cobrirá com uma mitra de linho; estas são vestes santas; por isso banhará a sua carne na água, e as vestirá Levítico 16:4

-E trouxeram a arca do Senhor para cima, e o tabernáculo da congregação, juntamente com todos os objetos sagrados que havia no tabernáculo; assim os trouxeram para cima os sacerdotes e os levitas 1 Reis 8:4

Qual a vontade de Deus sobre a santidade em relação ao seu povo?

As passagens abaixo que demonstram que a vontade de Deus é que o seu povo seja separado, ou seja tenha uma forma de viver que demonstrasse claramente que eles eram diferentes:

– Fala a toda a congregação dos filhos de Israel, e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo. Levítico 19:2

– E ser-me-eis santos, porque eu, o Senhor, sou santo, e vos separei dos povos, para serdes meus. Levítico 20:26

– Quando Ananias recebeu uma visão e falou com Deus dizendo “Respondeu Ananias: “Senhor, tenho ouvido muita coisa a respeito desse homem e de todo o mal que ele tem feito aos teus santos em Jerusalém” – Atos dos Apóstolos 9:13

– Peço que a recebam no Senhor, de maneira digna dos santos, e lhe prestem a ajuda de que venha a necessitar; pois tem sido de grande auxílio para muita gente, inclusive para mim. Romanos 16:2

– Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor Hebreus 12:14.

– com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, Efésios 4:12

Quem são os santos hoje em dia?

Os santos hoje são todos aqueles que têm o Senhor Jesus Cristo como seu salvador e vivem de forma que o agrada, ou seja são todos aqueles que “confessam publicamente que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece neles, e eles em Deus”.(I João 4:15)

Como ter um viver santo?

  • Ler a Palavra pois ela ensina como se deve viver (II Timóteo 3:16,17);
  • Ter uma vida de oração e intimidade com Deus (Colossenses 4:2);
  • Fugir da imoralidade sexual seja em comportamentos, palavras ou forma de vestir (Colossenses 3:5; Tessalonicenses 4:3-5)
  • Não ser ganancioso (Colossenses 3:5; I Timóteo 6: 9,10)
  • Não ser idólatra (tudo que é alvo de adoração e que não é Deus é idolatria) (Colossenses 3:5),
  • Não dizer palavrões (Colossenses 3:8),
  • Não tricotar com a língua) (Colossenses 3:8),
  • Não mentir ( João 8: 44 – “Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira.”)

É importante ressaltar que nós somos santos pois Deus nos amou primeiro e não porque fazemos as coisas que estão listadas na lista acima. O facto de sermos santos, amados e salvos através do sangue de Jesus é que nos dá a vontade e o desejo (que também provêm de Deus) para agirmos assim na vida e amar-mos as pessoas que nos são próximas.

Até à próxima!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s