Uma mulher como nós

As mulheres que se encontram na Biblia estão lá para nos dar exemplo para cada uma das decisões que devemos tomar ao longo da nossa vida. Algumas mostram o que devemos fazer e outras ensinam o que não devemos fazer.

Começamos com a primeira mulher que foi criada, Eva.

Como podemos caracterizar Eva?

Foi criada para ser idónea, ajudadora do seu marido, uma mulher competente, de confiança e capaz;

– Teve a infelicidade de perder  dois filhos; um morreu e o outro por ser homicida foi expulso para longe dos seus pais. Eu conheço algumas mães que perderam filhos e isso é uma dor que elas nunca esquecem por mais que o tempo passe.

-Tinha um marido negligente das suas responsabilidades, um homem que não estava presente numa altura crucial e que devia ter estado. Por vezes muitas de nós temos maridos assim. E o que fazer numa situação dessas.

– Tomou uma decisão errada que custou muito caro. Nem sempre as decisões que tomamos são as mais acertadas e Eva tomou uma decisão que claramente não era a melhor e depois teve que colher as consequências disso.Graças a Deus, ela depois teve muitos filhos e filhas.

Como foi Eva criada?

No relato biblico, podemos ver que Ela foi criada por Deus e com um propósito claro. Eu não creio que estejam cá pessas só para gastar oxigénio, todos os que cá estão, são importantes e têm algo a fazer.

O texto que se segue descreve a criação de Eva:

18E o Eterno disse: “Não é bom que o Homem fique sozinho. Farei alguém que o ajude e faça companhia a ele”.

21-22 O Eterno fez que o Homem caísse num sono profundo. Enquanto ele dormia, tirou uma das costelas dele e preencheu o lugar com carne. O Eterno usou a costela que havia retirado do Homem para formar a Mulher. Então, apresentou-a ao Homem.

23-25 E o Homem disse: “Até que enfim! Osso dos meus ossos, carne da minha carne! Seu nome será Mulher, pois foi feita do Homem”

Depois de ter sido criada, ela e o marido viviam em total inocencia e pureza, mas houve um momento em que Eva, deixou de olhar para Deus e começou a ser enganada pela serpente (Gen3:1-16), que nunca diz nada de jeito…e troca as palavras de Deus a seu bel-prazer para atingir os seus meios:

“Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?”
Génesis 3:1

Eva respondeu à serpente:

Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.” Génesis 3:3

“E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.” Génesis 3:6

E dessa triste conversa, aconteceu a desobediência e Eva pecou. O que quer dizer Eva pecou?

Pecado é ( hamartia, em grego) que significa falhar o alvo, logo por esta explicação queremos dizer que há um alvo para tudo aquilo que fazemos e sempre que falhamos o alvo (que Deus instituiu) pecamos.

Génesis 3:6

E depois disso foi o caos para todas nós, comeram o fruto e daí como consequência surgiram as dores no momento de dar à luz.

Mas Deus depois de dar os castigos, deixou uma promessa:

” E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.”

Génesis 3:15

E a semente da Mulher, é jesus Cristo, que é a nossa salvação.

E hoje no sécXXI que podemos nós aprender com isto?

  1. Deus criou-nos com um propósito! Se não sabes qual o teu especifico há pelo menos um que podes cumprir:

Conhecer e amar Deus é mais importante e é um propósito que te dá orientação para tudo na vida

“Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.”
Deuteronómio 6:5

2. O pecado traz consequências, é bom ter isso em mente.

3. A mulher foi criada por Deus para ser competente, de confiança e capaz, para ser a ajudadora do seu marido( não, escrava, não tapete…)

4. Eva foi uma mulher que teve desafios, alegrias várias situações no dia-a-dia. Nós devemos aprender com ela e não cometer os mesmos erros que ela cometeu, como por exemplo dar ouvidos e conversas que não edificam e nos levam a pecar.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s