Eu sou o que sou e não apenas o que faço

Eu sou contabilista. Eu sou médica. Eu sou bióloga. Eu sou designer.

Quando ouvimos a profissão de alguém, fazemos uma série de suposições acerca dessa pessoa… Mas será que a profissão de alguém encerra em si toda a importância e valor  de uma pessoa? Eu não sou psicóloga mas penso que não. Ou seja, o carácter da pessoa não vem descrito na sua profissão, os seus valores, os seus medos e receios, a pessoa em si.

E porque razão estes devaneios todos??

Por exemplo, uma pessoa que esteja desempregada nesta sociedade onde nos encontramos, é considerada como pessoa menos válida, menos capaz.

O raciocinio é que para seres alguém ou para teres valor tens de trabalhar e se não o fizeres não és uma pessoa digna de gastar o nosso oxigénio.

Venho com este discurso pois algumas vezes as pessoas que estão em situações destas começam a duvidar do seu valor próprio e iniciam processos depressivos e auto-destrutivos que não são nada saudáveis, ( refiro-me a pessoas que querem trabalhar e ainda não encontraram emprego e assim. Não me refiro a cunangas profissionais kkkkk).

E o que queres dizer, afinal?

Eu quero dizer que cada um de nós é importante e especial por estar aqui e não é a conta bancária, profissão, estado civil, nacionalidade que faz de uns com mais valor que outros. Todos fomos criados com um propósito e com algo para fazer. Ninguém nasceu por acidente, embora alguns possam pensar isso de si mesmos. Não! Todos temos um propósito e todos somos importantes. Eu sou o que sou e não apenas o que faço.

Imagem: https://273c.deviantart.com/art/Who-am-I-113749484

 

 

Leave a Reply

