Uma mulher como nós

As mulheres que se encontram na Biblia estão lá para nos dar exemplo para cada uma das decisões que devemos tomar ao longo da nossa vida. Algumas mostram o que devemos fazer e outras ensinam o que não devemos fazer.

Começamos com a primeira mulher que foi criada, Eva.

Como podemos caracterizar Eva?

Foi criada para ser idónea, ajudadora do seu marido, uma mulher competente, de confiança e capaz;

– Teve a infelicidade de perder  dois filhos; um morreu e o outro por ser homicida foi expulso para longe dos seus pais. Eu conheço algumas mães que perderam filhos e isso é uma dor que elas nunca esquecem por mais que o tempo passe.

-Tinha um marido negligente das suas responsabilidades, um homem que não estava presente numa altura crucial e que devia ter estado. Por vezes muitas de nós temos maridos assim. E o que fazer numa situação dessas.

– Tomou uma decisão errada que custou muito caro. Nem sempre as decisões que tomamos são as mais acertadas e Eva tomou uma decisão que claramente não era a melhor e depois teve que colher as consequências disso.Graças a Deus, ela depois teve muitos filhos e filhas.

Como foi Eva criada?

No relato biblico, podemos ver que Ela foi criada por Deus e com um propósito claro. Eu não creio que estejam cá pessas só para gastar oxigénio, todos os que cá estão, são importantes e têm algo a fazer.

O texto que se segue descreve a criação de Eva:

18E o Eterno disse: “Não é bom que o Homem fique sozinho. Farei alguém que o ajude e faça companhia a ele”.

21-22 O Eterno fez que o Homem caísse num sono profundo. Enquanto ele dormia, tirou uma das costelas dele e preencheu o lugar com carne. O Eterno usou a costela que havia retirado do Homem para formar a Mulher. Então, apresentou-a ao Homem.

23-25 E o Homem disse: “Até que enfim! Osso dos meus ossos, carne da minha carne! Seu nome será Mulher, pois foi feita do Homem”

Depois de ter sido criada, ela e o marido viviam em total inocencia e pureza, mas houve um momento em que Eva, deixou de olhar para Deus e começou a ser enganada pela serpente (Gen3:1-16), que nunca diz nada de jeito…e troca as palavras de Deus a seu bel-prazer para atingir os seus meios:

“Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?”
Génesis 3:1

Eva respondeu à serpente:

Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.” Génesis 3:3

“E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.” Génesis 3:6

E dessa triste conversa, aconteceu a desobediência e Eva pecou. O que quer dizer Eva pecou?

Pecado é ( hamartia, em grego) que significa falhar o alvo, logo por esta explicação queremos dizer que há um alvo para tudo aquilo que fazemos e sempre que falhamos o alvo (que Deus instituiu) pecamos.

Génesis 3:6

E depois disso foi o caos para todas nós, comeram o fruto e daí como consequência surgiram as dores no momento de dar à luz.

Mas Deus depois de dar os castigos, deixou uma promessa:

” E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.”

Génesis 3:15

E a semente da Mulher, é jesus Cristo, que é a nossa salvação.

E hoje no sécXXI que podemos nós aprender com isto?

  1. Deus criou-nos com um propósito! Se não sabes qual o teu especifico há pelo menos um que podes cumprir:

Conhecer e amar Deus é mais importante e é um propósito que te dá orientação para tudo na vida

“Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.”
Deuteronómio 6:5

2. O pecado traz consequências, é bom ter isso em mente.

3. A mulher foi criada por Deus para ser competente, de confiança e capaz, para ser a ajudadora do seu marido( não, escrava, não tapete…)

4. Eva foi uma mulher que teve desafios, alegrias várias situações no dia-a-dia. Nós devemos aprender com ela e não cometer os mesmos erros que ela cometeu, como por exemplo dar ouvidos e conversas que não edificam e nos levam a pecar.

 

Love

“If I speak in the tongues of men and angels,

but have not love,

I have become sounding brass or a tinkling symbol.

 

And if I have prophecy and know all mysteries and all knowledge,

and if I have all faith so as to remove mountains,

but have not love, I am nothing.

 

And if I dole out all my goods, and

if I deliver my body that I may boast

but have not love, nothing I am profited.

 

Love is long suffering,

love is kind,

it is not jealous,

love does not boast,

it is not inflated.

 

It is not discourteous,

it is not selfish,

it is not irritable,

it does not enumerate the evil.

It does not rejoice over the wrong, but rejoices in the truth

 

 

It covers all things,

it has faith for all things,

it hopes in all things,

it endures in all things.

 

Love never falls in ruins;

but whether prophecies, they will be abolished; or

tongues, they will cease; or

knowledge, it will be superseded.

 

For we know in part and we prophecy in part.

 

But when the perfect comes, the imperfect will be superseded.

 

When I was an infant,

I spoke as an infant,

I reckoned as an infant;

 

when I became [an adult],

I abolished the things of the infant.

 

For now we see through a mirror in an enigma, but then face to face. Now I know in part, but then I shall know as also I was fully known.

 

But now remains

faith, hope, love,

 

these three;

 

but the greatest of these is love.”

in Bible 1 Corinthians 13:1-13

Se és infeliz não cases…

Ois, há tanto tempo que tenho este texto a rodar em várias direções, mas só hoje é que consegui parar para que ele pudesse sair directamente para o ecrã do computador.

Mas que afirmação mais estranha, se és infeliz não cases…

Bem, então, se tu sozinha és infeliz o que te garante que o casamento te trará felicidade? Ou seja, a tua felicidade estará nas mãos de outro ser humano tão falível quanto tu.Bem, se queres correr esse risco, go ahead( vai em frente…).

Para que o casamento corra bem ( e dure como as pilhas daquela marca…), é necessário que tu estejas consciente de ti mesma e que sejas feliz sozinha. Ou seja, se estás a contar que a presença de um homem te vai trazer felicidade e se a alegria da tua vida está vidrada nele, please…encontra-te.

Mas, Ste, não é esse o propósito final do casamento, ser feliz??? Epa, segundo os filmes e toda uma esfera comercial é! Mas se perguntares a um casal que está junto há 50 anos se o propósito do casamento é esse: estou casada para que o outro me faça feliz! ( alto statement, bem egoísta!), acredito que a resposta te vai surpreender.

Por exemplo, hoje a minha equipa vai jogar ( e vai ganhar!) e eu espero que os 11 jogadores encarem o jogo como: juntos temos um propósito comum ( marcar golos e ganhar o campeonato). Se cada um deles der o seu melhor e cumprir o seu papel, se eles marcarem golos e ganharem o campeonato, não estarão mais felizes? O casamento é tipo isso, juntos num propósito comum e isso trará alegrias e felicidades aos dois: marido e mulher.

Voltando, só uma pessoa que gosta de si, está resolvida e sabe quais os seus valores pode se envolver numa relação em que dará de si para o sucesso comum.

Se estiveres com planos de casar para sugar o outro em busca da tua felicidade, please fica sozinha e poupa outra pessoa de ser infeliz contigo.

 

Crédito da Imagem: <a href=”http://www.freepik.com/free-photos-vectors/background”>Background image created by Prostooleh – Freepik.com</a>

 

Qual a vontade de Deus ?

BOM DIA

Qual é a vontade de Deus para a minha vida?

Bem, a vontade específica não sei mas há muitas coisas que são parte da vontade de Deus para a tua vida. E aqui nestes 3 versículos tens algumas coisas que podes começar a colocar em prática:

” Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo” Efésios 4:25

“Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade.
Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo.” Efésios 4:31-32

Bom fim de semana

O melhor remédio

Nas chatices amar é o melhor remédio

Nos desentendimentos amar é o melhor remédio

Na discussão Amar é o melhor remédio

Nas iras amar é o melhor remédio

No ciúme amar é o melhor remédio

Amar é não exercer o direito à vingança

Às vezes é melhor amar do que ter razão;

Às vezes é melhor o silêncio do que certas palavras reflectidas e/ou irrefletidas e até outras vezes, melhor que tudo isto ainda é ter uma palavra carinhosa!

 

Imagem: mensagenscomamor.com

 

 

Eu vi o amor

Eu vi o amor,

ia triste e abatido

Eu vi o amor,

Oh,….ele ia muito distraido

Eu vi o amor,

mas ele não me viu

Eu vi o amor,

E ele nem sequer me sorriu

Eu vi o amor,

Chamei-o tão alto, tão forte, com tanta garra

Eu vi o amor,

E ele não olhou para mim.

Eu vi o amor,

Mas ele não me viu a mim.

Penso que este poema, ilustra o que muitos de nós sentem quando alguém que gostamos muito não nos vê no meio da multidão e nós gritamos ( podemos até não gritar..) mas os gestos, as preocupações que temos com essa pessoa soam a gritos estridentes: Olha para mim!!!Estou aqui.

O amor pode passar sem nos ver, mas eu acredito que se for o amor que é para ti, ele vai parar e vai ver-te e vai andar contigo e nunca mais terás de dizer:

Eu vi o amor, mas ele não me viu a mim.

Imagem- http://www.flickr.com

Chora! Que faz bem!

Temos que ser fortes, temos que ser mais que os outros e assim se cria ( entre outros problemas) uma sociedade de pessoas entupidas em antidepressivos e um tanto ou quanto descompensadas, só porque não podes estar triste, tens que estar sempre bem disposta e cheia de maquilhagem e com ar de quem é guerreira e se tens a tristeza de estar triste, é porque algo está mau e tu tens que ver isso.

Opá! Please. Chega de positivismos supérfluos, queres chorar Chora! sabes que chorar alivia? Não sabias, experimenta, vais ver que esse peso todo que carregas nos ombros em meia dúzia de lágrimas ajudava muito. Também nós não podemos chorar porque somos orgulhosos, que pensarão de nós, se nos virem a chorar??Vivemos demasiado em função do que pensarao de nós. As fragilidades que temos têm que ser assumidas de forma sábia com as pessoas certas. O que quero dizer? Encontra pessoas ( não muitas, como é obvio) em quem confies e que te acompanhem não só no sol da vida mas nos tufões dela. Sim, aqui não há tufões meteorologicamente falando, mas emocionalmente todos os dias eles se abatem sobre nós ( TODOS).

Ah, Jesus também chorou, Ele o próprio Deus quando viu que Lázaro tinha morrido chorou…tu  e eu somos mais fortes que o próprio filho de Deus ( DUVIDO).

Ás vezes a falta de choro é orgulho a mais…

A humildade que todos dizem ser importante no carácter de uma pessoa ajuda-te a colocar as coisas na perspectiva correcta e ter orgulho a menos

Para terminar quando me refiro a choro é o choro para tranquilizar e não para manipular o qualquer outra coisa, tipo uma lágrima aqui e a coisa fica safa.

Para bem da tua sanidade mental, chora!

Crédito imagem: http://wallpapercave.com

Amo-te como nunca amei ninguém!

Uau! Que frase mais lamechas…assim nunca amaste mais ninguém? Conversa fiada aqui não pega…

Quando digo esta frase, não é porque não tenha amado e ou não ame outras pessoas. Apenas as amo de forma diferente que te amo a ti. É um amor diferente, os amores que sentimos pelos nossos familiares não se comparam ao amor que sentimos pela pessoa que está ao nosso lado, a percorrer a estrada da vida..( e  a estrada da vida tá cheia de lombas e buracos). É um amor solidificado, escolhido e mantido a cada dia, é um amor  DIY ( Do it Yourself), cheio de erros e falhas. Só quem vê os vídeos DIY é que entende que só depois de tu fazeres mil e quinhentas vezes é que fica igual e tão bonito como o vídeo que demora 30 seg…Mas voltando a esse amor que é especial e cheio de intensidade e verdade. É um amor que nos envolve e que nos deixa com alegria, não é um amor que sufoca, é um amor que diz bom dia e boa noite. Um amor que manda mensagem a dizer Amo-te apenas  e só porque sim. Não depende do que tu fazes, é um amor assim que vale a pena. Um amor que só a morte irá separar. Por isso, quando alguém te disser que te ama como nunca amou ninguém, lembra-te que essa pessoa escolheu amar-te e se te ama como nunca amou ninguém aproveita porque amores desses são raros e dificeis de encontrar….

 

Créditos imagem: http://wallpaper-gallery.net/

Fechadura no casamento

Conhecem aquela fechadura que tem 4 trancas? Quando as pessoas querem ter a casa segura, normalmente colocam essa (que se chama fechadura de segurança) que até é presa ao chão e tudo!! Então se pensarem no casamento como uma casa que precisa de ser bem guardada, precisa dessas 4 trancas. E que trancas serão essas?

A 1ª tranca é o Amor, pois sem amor porque razão se casariam 2 pessoas de sexo diferente??A segunda tranca é a amizade, pois é com os amigos que queres partilhar tudo aquilo que te acontece, seja bom ou mau. A 3ª tranca é a fidelidade, confiar em alguém é crucial para que uma relação perdure, nem nos negócios se quer ter pessoas não confiáveis e infiéis, quanto mais dentro de 4 paredes na nossa casa e por fim mas não menos importante é a tranca da comunicação. Devemos conversar sobre tudo, não há segredos com o teu marido/esposa, pois segredos e desconfianças minam uma relação. Quando algo correu mal, ou percebemos mal, ou whatever, fala-se, ouve-se e depois resolve-se. Sem comunicação, tudo vai por água abaixo e mesmo que seja uma história de amor bonita e cheia de futuro, termina como todas as outras, cheia de mágoas, tristezas e palavras ásperas que riscam e magoam o coração.

Um coração ferido e magoado é mais difícil de reparar que uma perna partida que se coze ou corta e se coloca uma prótese. Um coração magoado precisa de amor, de tempo de cura para voltar a confiar outra vez. Então quando comprares a casa casamento, tem a certeza que sempre a fechas com as 4 trancas para que nada nem ninguém o arrombe e dê cabo dele.

 

Alistei-me no exército !

Sempre me disseram que ia ser fantástico, que tudo estava garantido, mas ninguém me disse que tinha que fazer a cama todos os dias! Que teria que me encostar ao chão de forma tão próxima que o chão grita: ” estás a invadir o meu espaço.!!!..”
Bem,  só de imaginar estas cenas, já fiquei cansada mas onde me alistei não foi nesse tipo de exercito, mas no exército cristão, em que somos guiados pelo Senhor dos Exércitos!
Neste exército não acordamos às 5h, nem temos de fazer a cama impecavelmente, nem temos que ouvir o coração do chão a bater ( só ouves o seu coração, quando estás demasiadamente próximo lol). MAS, por outro lado temos que diariamente e de forma disciplinada ler a Bíblia!
Podemos não dormir em camaratas e não ter quem grite ao nosso lado, mas embora não grite, o Espírito Santo está ao nosso lado, murmurando e torcendo para que a cada dia possamos colocar a nossa farda, a nossa armadura para que o inimigo não nos afecte… Uma vez que em Efésios 6: 13-18 está escrito que:

“Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo.
Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz.
Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno.
Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.
Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos”

Mas há alguns de nós que vão para o campo de batalha ( escola, trabalho, faculdade, casa) e vão desfardados…
Já imaginaste ver os soldados em t-shirt e chinelos no meio do Iraque ?? Não né? É quase parecido sermos cristãos sem oração, leitura da palavra, meditação… Só somos fortes se estivermos fortalecidos em Deus!

 

Imagem: http://www.trueido.com